O que são Incoterms?

By 02/08/2018Exportação
Incoterms

Os Termos Internacionais de Comércio, em inglês “International Commercial Terms”, ou simplesmente Incoterms definem as responsabilidades e obrigações do exportador e do importador em determinado contrato comercial. Os Incoterms nasceram com o objetivo de padronizar e uniformizar o fluxo de mercadorias no comércio internacional e evitar interpretações errôneas ou prejuízos aos envolvidos.

Assim sendo, dominar o tema de Incoterms é fundamental para negociar a venda de seus produtos a clientes internacionais. O Incoterm define, por exemplo, onde o exportador deverá entregar a mercadoria, quem pagará o frete ou quem contratará o seguro da carga, impactando diretamente na precificação da mercadoria para exportação.

É importante ressaltar que apenas importadores e exportadores são influenciados pela escolha dos Incoterms, os quais não determinam regras e obrigações para transportadores, seguradoras, despachantes e demais envolvidos no processo de exportação.

Segundo as definições dos Incoterms 2010, e vigentes a partir de 1º de janeiro de 2011, existem onze tipos de Incoterms, veja abaixo:

Regras para qualquer modo de Transporte
EXW EX Works
FCA Free Carrier
CPT Carried Paid To
CIP Carried and Insurance Paid to
DAT Delivered at Terminal
DAP Delivered at Place
DDP Delivered Duty Paid 

 

Regras para transporte marítimo ou hidroviário
FAS Free Alongside Ship
FOB Free on Board
CFR Cost and Freight
CIF Cost, Insurance and Freight

É importante uma leitura detalhada acerca das características de cada Incoterm, bem como contato com despachantes, consultores e analistas de negócios de internacionais e logística internacional para a escolha do melhor termo frente ao contrato, operação ou produto negociado.

O Ministério das Relações Exteriores preparou um manual completo de Exportação Passo a Passo com todas as informações sobre o universo das exportações e os tipos de Incoterms existentes. Para acessar gratuitamente este manual, clique aqui.