Quais são os programas de incentivo à Exportação?

By 09/10/2018Exportação

Existem diversas iniciativas de instituições públicas e privadas, estaduais e federais, para fomentar as exportações de empresas brasileiras dos mais variados portes e segmentos. Seja sua empresa não exportadora ou exportadora internacionalizada, é possível encontrar programas, eventos, capacitações e missões empresariais compatíveis com os objetivos de sua organização.

Preparamos esta lista para facilitar sua trajetória na internacionalização de sua empresa e divulgar as principais iniciativas existentes no Brasil. Vale ressaltar que é possível realizar determinados programas paralelamente como, por exemplo, as capacitações da Rede CIN e o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).

Os programas apresentados são realizados por entidades como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-BRASIL), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Câmaras de Comércio, Associações Comerciais e Entidades de classe.

Passaporte para o Mundo – APEX-BRASIL

O Passaporte para o Mundo é o portal da Apex-Brasil para capacitação e desenvolvimento de competências para atingir o comércio internacional e a internacionalização de empresas. O acesso ao portal é gratuito e o conteúdo será disponibilizado de acordo com o perfil e maturidade de sua empresa.

Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é destinado as empresas e indústrias iniciantes no Comércio Exterior. O objetivo do PEIEX é promover a cultura exportadora nas empresas brasileiras, através de ações de capacitação, soluções gerenciais e acesso a mercados.

Os núcleos operacionais do PEIEX estão localizados em diversos municípios brasileiros, veja mais informações na

página oficial do PEIEX.

Projetos Setoriais Integrados (PSI) – APEX – BRASIL e Entidades Setoriais

Os Projetos Setoriais são desenvolvidos a partir da parceria entre a Apex-Brasil e Entidades Setoriais, como associações ou sindicatos patronais. O Projeto Metal Mechanical Solutions Brazil (MMS BRAZIL) é um exemplo de Projeto de Setorial, sendo fruto da parceria entre a Apex-Brasil e o Sindmec.

Os Projetos Setoriais são focados na promoção comercial da indústria brasileira em mercados internacionais, através da realização de ações de fomento as exportações e internacionalização de empresas.

Ações de promoção comercial, como feiras internacionais, missões comerciais, rodadas de negócios e a vinda de potenciais compradores internacionais ao Brasil, realizadas por Projetos Setoriais buscam facilitar o acesso de empresas brasileiras aos principais mercados internacionais de seu segmento.

Praticamente todos os setores da economia brasileira são contemplados por Projetos Setoriais e possuem âmbito nacional.  Alimentos e Bebidas, Agronegócios, Casa e Construção, Economia Criativa, Máquinas e Equipamentos, Moda, Tecnologia e Saúde são os segmentos macroeconômicos atendidos pelos Projetos Setoriais.

Projeto Brazilian Suppliers – APEX – BRASIL e CECIEx

O Projeto Brazilian Suppliers  tem por objetivo fomentar as exportações de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) através de Empresas Comerciais Exportadoras (ECEs).  As ECEs são empresas especializadas em operações de importação e exportação, proporcionando as MPMEs facilidade para exportarem seus produtos, ao fornecerem os canais de distribuição e relacionamento com compradores internacionais.

Chegamos ao final deste post, mas ainda existem outros programas para auxiliar sua empresa a alcançar os mercados internacionais. Logo mais será disponibilizada a parte 02 deste texto, fique atento.