Quais são os programas de incentivo à Exportação? – Parte 02

By 11/10/2018Exportação

O post de hoje continuará a abordar as iniciativas e programas de incentivo à exportação existentes no Brasil e no exterior para empresas brasileiras. Caso não tenha lido, a primeira parte também está disponível em nosso blog.

 Núcleo de Apoio Contábil Fiscal – NAF

O Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF) é um projeto desenvolvido pela Receita Federal do Brasil e Instituições de curso superior. Os escritórios oferecem serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas sobre variados assuntos, incluindo comércio exterior.

Segundo o portal da Receita Federal, existem mais de 300 núcleos no Brasil e outros 200 em países da América Latina.  A lista de NAFs no Brasil pode ser acessada neste link, bem como a lista de países da América Latina e os serviços disponibilizados podem ser consultados nos links acima.

NAF ADUANEIRO

Em junho de 2018, a Receita Federal e o Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI – BH) assinaram o acordo de cooperação para a criação do NAF Aduaneiro.

Localizado no UNI-BH Campus Cristiano Machado, o NAF Aduaneiro oferece gratuitamente assessoria para que empresas iniciem suas operações de importação e exportação. Habilitação RADAR/SISCOMEX, Tributação Federal de comércio exterior, normas de bagagem e o MEI no comércio exterior são alguns dos assuntos abordados pela equipe.

Para mais informações, acesse o site do NAF Aduaneiro.

Mas atenção; o NAF não é um Posto de Atendimento da Receita Federal e não substitui escritórios de contabilidade ou despachantes aduaneiros.

Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios – Rede CIN

A Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) promove a internacionalização de empresas brasileiras através de ações, capacitações e serviços customizados. Coordenada pela CNI, os escritórios da Rede CIN estão localizados nas 27 federações de indústria dos estados brasileiros e do Distrito Federal e contam com equipe especializada e dedicada ao comércio exterior. Empresas de todos os portes e qualquer segmento podem solicitar atendimento. Mais informações neste link.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE

O serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (SEBRAE) possui capacitações, materiais exclusivos e ações destinadas às MPEs para fomentar a exportação e internacionalização de empresas brasileiras. O portal de autodiagnostico do SEBRAE permite que através de um questionário você compreenda o estágio de sua empresa e quais as recomendações e instruções para alcançar o próximo estágio.

Para aprender mais sobre estratégias e processos de internacionalização, o SEBRAE preparou uma publicação contendo quatro estudos de caso envolvendo MPEs e disponibilizou neste link.

Setores de Promoção Comercial do Brasil no exterior – SECOMs

Os Setores de Promoção Comercial do Brasil no exterior estão localizados nas Embaixadas brasileiras nos mais diversos países ao longo do mundo. A equipe dos SECOMs tem por objetivo apoiar as empresas brasileiras interessadas em exportar aos países, através da análise de potenciais de exportação dos produtos brasileiros ao mercado e suporte às ações desenvolvidas por Projetos e Entidades ao país.

A lista de SECOMs por país pode ser verificada neste link.