Algumas coisas que você deveria saber, antes de exportar…

By 15/10/2018Exportação

O momento de exportar é um passo fundamental para que a empresa possa mudar o seu patamar. Para tanto, não basta ter produtos de alta qualidade e preços atrativos, é fundamental tomar alguns cuidados. Neste post, informaremos de modo breve, alguns processos para que sua empresa obtenha sucesso.

Estudo de Mercado

Antes de pensar em exportar, é necessário identificar em quais países estão os mercados mais interessantes para o seu negócio, seus possíveis compradores/clientes e eventuais concorrentes.  O Radar Comercial é uma ferramenta de consulta e análise de dados, que pode auxiliar bastante, na seleção de mercados e produtos que apresentam um maior potencial de exportação.

Planejamento Financeiro

A empresa detém condições necessárias para atender as demandas tanto do mercado interno e externo; O negócio dispõe de capital suficiente, para que a empresa possa expandir em um mercado novo, na qual demandará um maior investimento? Se a resposta para essas perguntas foi um “não”, será necessário que recalcule a planilha novamente. Pois está aí, um dos grandes motivos para que as empresas brasileiras interrompem o processo de exportação.

Documentos:

Minha empresa possui os registros nos seguintes órgãos: Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), Registro de Exportadores e de Importadores (REI) e o Registro da Habilitação no Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (RADAR). Sem eles, a empresa não pode exportar/importar

Canais de Exportação

Antes de escolher o seu canal de exportação, a empresa precisa ser cadastrada no Registro de Exportadores e Importadores da Secretária de Comercio Exterior mantida pelo governo federal – REI. Após isso, deverá escolher o meio na qual sua mercadoria irá escoar no mercado estrangeiro, exportação direta ou indireta. Já fizemos um post abordando esse assunto.

Produto

Alguns fatores contribuem para que sua mercadoria desperte o interesse dos compradores. Entre elas são:

-Preço: para elaboração do preço, o empresário deve considerar todos os custos e o preço praticado no mercado alvo.

-Assistência técnica: deve proporcionar os serviços de treinamento, reposição, reparo e manutenção.

Penalidades de uma exportação incorreta

Serão aplicadas multas ao exportar/importador que omitir ou deixar de prestar informações como:

-Identificação completa do importador

-Destinação da mercadoria

-Descrição completa da mercadoria

Entre em contato com MMS Brazil, ajudaremos nestas questões, para o seu sucesso na exportação.